Comissão ouve Vigilância Sanitária sobre combate à Covid-19

Vereadores questionaram sobre as normativas no período de pandemia
Comissão ouve Vigilância Sanitária sobre combate à Covid-19

Na tarde desta terça-feira (24), reuniram-se mais uma vez os vereadores da Comissão Especial de Estudos que analisa a gestão e as prioridades empregadas no uso de verbas municipal, estadual e federal, destinadas ao combate da pandemia de Covid-19 em Ribeirão Preto.

Nas oitivas anteriores da comissão foram aprofundadas questões pertinentes ao transporte público, conselhos tutelares, segurança alimentar e educação pública. Desta vez, o tema foi a segurança e fiscalização na pandemia. Participaram os vereadores Sérgio Zerbinato (PSB) - presidente, Duda Hidalgo (PT), Marcos Papa (Cidadania) e o Coletivo Popular Judeti Zilli (PT).

Foram ouvidos o Diretor da Fiscalização Geral da Secretaria da Fazenda, Antônio Carlos Muniz, a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Drª Vânia Cantarella Rodrigues e a enfermeira Luzia Márcia Romanholi.

O encontro foi conduzido pelo vereador Sérgio Zerbinato, que enfatizou sua preocupação sobre a coletiva realizada pelo Hospital das Clínicas ontem (23), em que confirmou-se a circulação da variante Delta do coronavírus e a constatação de oito casos na cidade.

Vânia explicou que as normativas de trabalho da equipe de Vigilância Sanitária do município no combate à Covid-19, foram se modificando à medida que os dados epidemiológicos mostravam as diferentes faces e gravidade da doença. Segundo ela, as ações foram adequadas através de reuniões antecedentes às inspeções, e o trabalho está intenso respeitando os decretos municipais e plano SP.

Informou também que a Vigilância Sanitária trabalha com verba anual, recebida mensalmente como piso fixo de vigilância, que são utilizadas para trabalhar as ações de vigilância de maneira geral. No caso da Covid-19, foram recebidas verbas suplementares oriundas de portarias para ações específicas, comprovadas através do sistema eSUS-VE. Em relação à sobrecarga dos profissionais de saúde, Vânia disse que não foram feitas contratações, já que foram pagos plantões extras nas ações de vacinação.

Para complementação dos trabalhos, os vereadores enviarão ofícios aos órgãos responsáveis pelo combate à Covid-19 na cidade, para obtenção de novas informações pertinentes à segurança sanitária dos munícipes. A íntegra desta reunião está no canal do youtube da TV Câmara Ribeirão.

Texto: Marco Aurelio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)